domingo, 11 de março de 2012

Obtenções de lucros ou a Comunidade?



O artigo cientifico de Gisela Gonçalves sobre responsabilidade social, deixa-nos reflectir sobre a ideia de responsabilidade empresarial e o que significa para as próprias organizações, será a o interesse de alargar o bem-estar para a comunidade ou será apenas a obtenção de lucros?

Gisela  Gonçalves afirma " A ideia de responsabilidade social é um conceito central na literatura sobre ética empresarial. O debate oscila entre dois extremos: reduzir a responsabilidade da empresa à obtenção de lucro (do interesse dos accionistas) e sobrevivência da empresa (do interesse dos trabalhadores) ou defender uma extensão da responsabilidade da empresa a toda a comunidade. No primeiro caso, egoísmo e no segundo altruísmo empresarial. "

A autora dá o exemplo da primeira empresa portuguesa a receber a certificação de responsabilidade social, através de uma acção bastante mediática " Um café por Timor", em que esta acção consistia na compra de uma embalagem de café Delta, a empresa revertia uma quantia de dinheiro para a construção de infra-estruturas à população, criação de escolas, equipamento e materiais escolares. Contudo, ao analisar este posicionamento, leva-nos a duas interpretações antagónicas: altruísmo comunitário ou puramente comercial? Dever moral o interesse próprio?

Gisela Gonçalves refere " Mas numa interpretação mais céptica, poderia concluir-se que apenas o interesse dos donos da empresa é tomado em consideração. Apesar de vários públicos ficarem a ganhar com o comportamento altruísta, a Delta é sempre quem ganha mais. Senão a breve, pelo menos a longo prazo, com a consolidação da imagem de “marca amiga”, que incrementará as suas vendas. Além disso,
esta avaliação egoísta da estratégia sai ainda mais reforçada se a própria publicitação do prémio de empresa socialmente responsável for interpretada como um meio para atingir um objectivo empresarial: o lucro"

Gisela Gonçalves  - "Relações Públicas e responsabilidade pública: da visão sistémica à visão altruísta"

Sem comentários:

Enviar um comentário