Ao analisar o livro “Gestão das Organizações”, o autor
Sebastião Teixeira fala-nos sobre a temática da responsabilidade social, numa
lógica empresarial.
Segundo Teixeira (2011:270)
diz-nos que podemos conceituar responsabilidade social como o grau em que os
gestores de uma organização realizam as suas actividades, protegendo e
desenvolvendo a sociedade para além do necessário e ainda servir os interesses
económicos e técnicos da organização, ou seja, que a responsabilidade social das
organizações desenvolve acções para a sociedade, mesmo que essas acções não
contribuam para o lucro da empresa.
Este autor refere que a responsabilidade social possui duas
visões: a visão clássica e a visão contemporânea. No que respeita a visão
clássica, consiste que as empresas não têm que assumir qualquer
responsabilidade social, apenas lucros para os seus titulares. Contudo, na
visão contemporânea, as empresas como são membros importantes e com influência
sobre a sociedade tem a responsabilidade de ajudar e melhor o bem-estar.
Este autor sustenta que existem fundamentalmente 4 áreas de
responsabilidade social: os consumidores, os empregados, o ambiente e a
sociedade
Teixeira (2011:271) “A questão que se coloca, por vezes, é a
de saber até onde ir no que respeita à responsabilidade social (…) a tendência
vai no sentido de cada vez mais um maior número de gestores e empresas aceitar
algum grau de responsabilidade social”
.
Teixeira, Sebastião (2011) Gestão das Organizações, Edições
Profissionais Sociedade Unipessoal, Lda.
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