domingo, 4 de março de 2012

O que é a responsabilidade social?


Ao analisar o livro “Gestão das Organizações”, o autor Sebastião Teixeira fala-nos sobre a temática da responsabilidade social, numa lógica empresarial.
Segundo Teixeira (2011:270) diz-nos que podemos conceituar responsabilidade social como o grau em que os gestores de uma organização realizam as suas actividades, protegendo e desenvolvendo a sociedade para além do necessário e ainda servir os interesses económicos e técnicos da organização, ou seja, que a responsabilidade social das organizações desenvolve acções para a sociedade, mesmo que essas acções não contribuam para o lucro da empresa.
Este autor refere que a responsabilidade social possui duas visões: a visão clássica e a visão contemporânea. No que respeita a visão clássica, consiste que as empresas não têm que assumir qualquer responsabilidade social, apenas lucros para os seus titulares. Contudo, na visão contemporânea, as empresas como são membros importantes e com influência sobre a sociedade tem a responsabilidade de ajudar e melhor o bem-estar.
Este autor sustenta que existem fundamentalmente 4 áreas de responsabilidade social: os consumidores, os empregados, o ambiente e a sociedade
Teixeira (2011:271) “A questão que se coloca, por vezes, é a de saber até onde ir no que respeita à responsabilidade social (…) a tendência vai no sentido de cada vez mais um maior número de gestores e empresas aceitar algum grau de responsabilidade social”


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Teixeira, Sebastião (2011) Gestão das Organizações, Edições Profissionais Sociedade Unipessoal, Lda.

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